Saiba como preparar leite cremoso para latte art

Um dos principais objetivos de qualquer barista é saber como preparar um leite cremoso para o preparo perfeito de sua latte art, sejam mochas, cappuccinos ou outras bebidas! O ponto principal é acertar a temperatura do leite para garantir que atinja uma espuma ideal.

Antes de começar…

  • Utilize somente leite frio para preparação da bebida;
  • Certifique-se que a jarra utilizada foi completamente limpa e seca do cozimento anterior;
  • Não vaporize o leite duas vezes, pois ele não trará o feito de espuma duas vezes;
  • Verifique a posição da jarra e do tubo de vapor antes de ligar a máquina;
  • Note se a posição da varinha está no meio do jarro verticalmente e horizontalmente na lateral. 

Preparo da espuma  
Você pode criar a espuma desde o início do processo. Para que isso ocorra, coloque o bastão de vapor e atinja a superfície do leite. Quanto mais tempo a ponta do bastão estiver próxima à superfície, mais espuma será criada.

Para a criação do latte, mantenha por 1 ou 2 segundos; já para um cappuccino, de 2 a 5 segundos.

Crie o redemoinho
Coloque a ponta do bastão mais abaixo da superfície do leite permitindo que aqueça somente o restante do líquido. O redemoinho formado no jarro tem como objetivo sugar as maiores bolhas de ar para obter um leite sedoso, aveludado e macio.  

Temperatura ideal
Chegando à última etapa, cheque a temperatura, que deve estar entre 55 e 65 graus Celsius. Esta é uma das partes essenciais quando se trabalha com latte art, já que tanto o barista quanto os clientes não irão apreciar se o leite estiver muito quente ou frio.

Esta faixa de temperatura é importante, pois, abaixo da temperatura, o leite deixará sua bebida bem morna, e acima pode deixar gosto de queimado no leite. 

Construindo sua latte art
Agora que você já sabe como fazer o cozimento certo do leite, que tal arriscar a latte art? Deixamos algumas dicas para que você possa começar: 

  • Não espere para obter uma latte art perfeita nas primeiras tentativas. Conseguir o ponto certo do leite requer prática e dedicação; 
  • Não se esqueça do contraste. Caso não haja, o desenho pode se perder em meio à bebida.  Para evitar, despeje o leite de forma que passe pelo creme, auxiliando na montagem do desenho; 
  • Fique o mais próximo possível da superfície do líquido, faça isso inclinando a xícara; 
  • Grave seus aprendizados para ver os pontos que acertou ou errou na execução da latte art;  
  • E não se esqueça, continue sempre praticando!

Fonte de Pesquisa: Portal Grão Torrado 

Gostou? Compartilhe em suas redes sociais!