Um dos principais objetivos de qualquer barista é saber como preparar um leite cremoso para o preparo perfeito de sua latte art, sejam mochas, cappuccinos ou outras bebidas! O ponto principal é acertar a temperatura do leite para garantir que atinja uma espuma ideal.
Antes de começar…
Preparo da espuma
Você pode criar a espuma desde o início do processo. Para que isso ocorra, coloque o bastão de vapor e atinja a superfície do leite. Quanto mais tempo a ponta do bastão estiver próxima à superfície, mais espuma será criada.
Para a criação do latte, mantenha por 1 ou 2 segundos; já para um cappuccino, de 2 a 5 segundos.
Crie o redemoinho
Coloque a ponta do bastão mais abaixo da superfície do leite permitindo que aqueça somente o restante do líquido. O redemoinho formado no jarro tem como objetivo sugar as maiores bolhas de ar para obter um leite sedoso, aveludado e macio.
Temperatura ideal
Chegando à última etapa, cheque a temperatura, que deve estar entre 55 e 65 graus Celsius. Esta é uma das partes essenciais quando se trabalha com latte art, já que tanto o barista quanto os clientes não irão apreciar se o leite estiver muito quente ou frio.
Esta faixa de temperatura é importante, pois, abaixo da temperatura, o leite deixará sua bebida bem morna, e acima pode deixar gosto de queimado no leite.
Construindo sua latte art
Agora que você já sabe como fazer o cozimento certo do leite, que tal arriscar a latte art? Deixamos algumas dicas para que você possa começar:
Fonte de Pesquisa: Portal Grão Torrado