O consumo de café no Brasil não para de crescer ao longo dos anos. Maior produtor do mundo, o país é o segundo mercado consumidor do planeta, perdendo apenas para os Estados Unidos. Para se ter uma ideia, o consumo de café pelos brasileiros chega perto de 20 milhões de sacas de 60 kg, cerca de 1,2 milhão de toneladas de café cru. Diante desse cenário, muitos empreendedores investem no ramo de cafeteria, afinal é um setor com excelentes oportunidades de negócio.
O sucesso do empreendimento, por sua vez, passa por oferecer serviços e produtos de qualidade para os clientes, algo que uma boa máquina de café pode fazer por você. Mas como identificar qual é o modelo ideal para investir? Qual equipamento vai proporcionar lucratividade ao mesmo tempo que exige um baixo investimento financeiro?
Abaixo reunimos algumas dicas para você que quer investir em uma máquina de café.
Antes de falarmos de lucratividade, é preciso definir quais os tipos de preparo de café que você vai oferecer na sua cafeteria. No nosso último blogpost, falamos das diferentes formas de preparar um saboroso café.
Os tipos de preparo influenciam diretamente na escolha da máquina. Um café filtrado, por exemplo, é feito de uma forma em que o pó fica em repouso dentro do filtro, onde a água aquecida desce durante o processo. Nesse caso, em relação a uma máquina, envolve um processo mais simples, diferentemente de um equipamento de café espresso.
Na máquina espressa, a água possui até 19 vezes mais pressão, antes de passar pelo pó, deixando o produto até 10 vezes mais concentrado que o café coado. O espresso é feito por máquinas mais elaboradas e, com isso, seu preço pode ser maior em relação à máquina de café mais simples. Conheça alguns tipos de máquinas a seguir:
A escolha de qual equipamento investir é fundamental para agradar o gosto dos seus clientes. Há pelo menos oito tipos de máquina de café:
As máquinas de café com coador são as mais comuns e possuem um tempo de preparo mais curto em relação às outras. Em alguns equipamentos, há uma função de “timer”, que permite que o usuário defina o horário que o café deve ser passado. Essas máquinas produzem uma bebida com menos cafeína, pois seu processo extrai menos dos grãos.
Já a máquina de café italiana funciona de forma parecida com uma panela de pressão. O preparo correto depende de não deixar o pó compactado, além de garantir uma moagem média dos grãos. A água deve estar em uma temperatura ambiente e em uma quantidade correta. A prensa francesa, por sua vez, apresenta um processo similar, porém, como utiliza uma moagem do grão mais grossa, produz uma bebida com mais cafeína do que a máquina de café italiana, o que proporciona um café levemente mais amargo do que o normal.
A cafeteira aeropress não vai deixar a conta de energia de um estabelecimento mais cara. Isso porque ela é capaz de produzir um café semelhante ao espresso sem utilizar eletricidade. O preparo se dá pela pressão do ar contra o filtro. A aeropress consegue extrair o máximo de nutrientes do café. O equipamento, no entanto, exige cuidado já que ao danificá-lo, o usuário pode provocar vazamento de ar, o que compromete o funcionamento da cafeteira para sempre.
As máquinas de café espresso manuais exigem que o processo seja feito por etapas. É preciso realizar a moagem, a compactação da borra e os ajustes da água. A qualidade do produto é definida por quem está operando a máquina, uma vez que o preparo depende muito da execução correta das etapas. As cafeteiras de espresso semiautomática são semelhantes a anterior, mas oferecem uma automatização na quantidade de café que será produzido, não sendo necessárias serem feitas a medição do café e a compactação do pó.
A máquina de café espresso super automática, como o próprio nome diz, realiza todas as etapas automaticamente. Ela faz todo o trabalho sem perder a qualidade e nutrientes do produto. Com isso, seus preços são mais elevados que os das outras cafeteiras. Por fim, as máquinas de café em cápsulas proporcionam a possibilidade de se fazer outras bebidas para além do café, uma vez que o preparo depende do produto da cápsula. Esses equipamentos também possuem um preço mais elevado.
A lucratividade do seu estabelecimento depende de alguns fatores importantes.
Com essas dicas, esperamos que o seu empreendimento tenha muito sucesso. A Gran Coffee é líder nacional no fornecimento de café, bebidas e alimentação de forma automática e tem a solução ideal para o seu negócio. Quer saber mais, então entre em contato conosco: https://grancoffee.com.br/