Os tipos de preparo de café para oferecer na sua cafeteria

Filtrado ou feito sob as diferentes formas de pressão, um bom café deixa o seu break sempre mais prazeroso. Tanto é que, segundo dados da Associação Brasileira da Indústria de Café (Abic), 9 entre 10 brasileiros, com mais de 15 anos, consomem café diariamente.

E justamente por ser uma das bebidas mais consumidas no país, o café pode ser preparado de diferentes formas. Todas elas garantem uma experiência única e saborosa.

Separamos abaixo as 5 principais maneiras de se preparar um delicioso café para você implementar na sua cafeteria.

Café filtrado

A filtragem é o procedimento mais utilizado pelos brasileiros, uma vez que proporciona agilidade e praticidade no preparo. O método consiste em passar a água quente pelo pó de café em filtros de papel ou pano. O processo extrai grande quantidade de cafeína e revela os melhores aromas do grão moído. A filtragem é muito utilizada por baristas.

No caso de filtro de pano, é importante ter cuidado com o tipo de pano e por quantas vezes ele será utilizado.

Cafeteira italiana ou moka

O preparo por meio de uma cafeteira italiana, também conhecida como moka, ocorre com a pressão natural do vapor gerado dentro dela. Embora menos utilizado no Brasil, o método é bem simples e é uma das formas preferidas de se fazer café na Europa. Coloca-se água na parte de baixo da cafeteira e, na parte de cima, é colocado o café, em um recipiente furado.

A água entra em ebulição e passa pelo pó. Com isso, o líquido que sobe já está pronto e fica armazenado na parte de cima da cafeteira. O resultado é um café mais encorpado e cremoso.

Café de Máquina automática (espresso)

O café preparado por esse método também se dá por meio da pressão. Nesse caso, por sua vez, a água passa pelo café moído até chegar a um compartimento onde o líquido é encorpado para ser consumido.

 O preparo pode variar um pouco conforme as especificidades de cada máquina ao utilizar grãos ou cápsulas. O resultado, no entanto, é uma bebida bem encorpada com retrogosto de chocolate, baunilha e caramelo e possui leve acidez cítrica.

Café de prensa francesa

A principal diferença nesse método é a não utilização de energia elétrica ou de filtros de papel. O processo é totalmente manual. O preparo do café com esse tipo de cafeteira consiste em colocar o pó no fundo do recipiente e misturar com a água quente, deixando o conteúdo descansar por alguns minutos.

Depois é só empurrar o êmbolo da cafeteira para baixo para que a filtragem ocorra. Ao separar o pó do líquido, são preservados os óleos do café, o que proporciona um sabor mais acentuado, com retrogosto de chocolate, baunilha, caramelo, avelã e nozes. O café da prensa francesa é considerado o mais aromático dos métodos.

Café de aeropress

O preparo do café por meio de uma cafeteira aeropress é bastante semelhante ao da prensa francesa. A diferença é que a aeropress utiliza um filtro de papel. O método se dá por meio de pressão por ar e é um dos mais práticos e rápidos.

A cafeteira aeropress funciona como se fosse uma seringa. A água quente e o pó são colocados juntos com uma camada de ar por cima. Basta baixar o pistão para que o ar pressione o líquido a passar pelo filtro. A bebida já sai pronta na xícara ou caneca. O café feito na aeropress é encorpado com uma tonalidade mais clara. E aí, de qual método você gostou mais? A Gran Coffee tem soluções para que seu negócio tenha o melhor desempenho e entregue ao cliente uma experiência saborosa. Conheça os serviços de private label (marca própria), co-packing (envase de café torrado e moído, em grãos e em cápsulas), máquinas de café e multibebidas automáticas, com insumos de alta qualidade e atendimento técnico, vending machines e muitas outras soluções.

Gostou? Compartilhe em suas redes sociais!