Quando pedimos um café e ele vem com flores, corações, bichinhos ou outros desenhos na superfície da bebida temos vontade de ficar ali contemplando aquela obra de arte. Se você é um coffee lover, assim como a gente, deve ficar curioso para saber como esses desenhos são feitos.
O método de desenhar sobre o café se chama latte art e, nos últimos anos, virou uma tendência nas cafeterias para conquistar os clientes. A técnica é usada pelos baristas para dar um toque artístico à bebida, garantindo um charme todo especial.
Hoje vamos te contar tudo por trás dessa técnica que tem encantado os amantes de café. Vamos lá!
São técnicas de desenho que usam o café espresso como base e o leite vaporizado para a finalização das produções. Para criar as figuras é necessário, basicamente, uma pitcher (leiteira utilizada na vaporização do leite), uma xícara grande, café de qualidade, leite e uma máquina com haste de vaporização.
A latte art pode ser feita em lattes, cappuccinos, mocaccinos e macchiatos. O grande artista por trás dessas criações é o barista. Com criatividade, habilidade e muita prática, ele transforma a bebida em uma verdadeira obra de arte.
Existem três técnicas para criar os desenhos: o free pour (ou pouring), o grafismo (ou sketching) e o stencil art. O free pour exige bastante habilidade do barista, pois o desenho é criado a partir da inclinação da leiteira, ou seja, o modo como ela é virada sobre o café. As figuras mais comuns feitas com essa técnica são a tulipa e o coração.
Já no grafismo, as ilustrações são criadas com a ajuda de caldas, chocolate ou ferramentas, como palito, uma caneta de aço, espátula e outros itens. Por fim, o stencil art utiliza pequenos moldes para polvilhar canela ou cacau em pó sobre a bebida.
Além de muita prática e conhecimento das técnicas, o barista tem alguns segredinhos para que a latte art seja incrível. Para um desenho perfeito é fundamental usar o leite integral fresco, pois o alto teor de gordura e proteína produz um creme mais consistente.
Outro ponto essencial é manter as proporções corretas entre o café o leite. Afinal, o visual agrada aos olhos, mas o sabor vem sempre em primeiro lugar. Por isso, o barista prioriza os cafés de qualidade para agradar até os paladares mais exigentes.
A partir de hoje, temos certeza que ao visitar uma cafeteria e receber seu café com um desenho você vai ficar imaginando como o trabalho especial do barista transformou a sua bebida em uma obra de arte.
Ah! E se quiser aprender um pouco, temos dois vídeos bem legais que foram publicados aqui no blog:
Assim você já dá os primeiros passas em casa!