O mês de novembro é uma oportunidade de conversar com os homens sobre a importância de cuidar da saúde. A campanha Novembro Azul reforça isso ao fazer um alerta sobre a prevenção e diagnóstico precoce do câncer de próstata, o segundo tipo de câncer mais comum entre os homens brasileiros – de acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca).
Além de informar sobre a doença, a campanha tem a importante missão de desmistificar o preconceito com relação ao exame de toque retal, responsável por detectar qualquer alteração na próstata – glândula presente apenas nos homens e tem a função de produzir parte do sêmen. Esse tabu pode colocar em risco a vida do homem, pois reduz o diagnóstico precoce. Se o câncer for descoberto cedo, pode aumentar em 90% as chances de cura. Por isso, vamos esclarecer as principais informações sobre a doença. Confira:
Existem alguns fatores que podem aumentar as chances de um homem desenvolver câncer de próstata. São eles:
Na fase inicial o câncer de próstata não apresenta sintomas. Quando alguns sinais começam a aparecer cerca de 95% dos tumores já estão em fase avançada, dificultando a cura. Os principais sintomas são:
Se você apresentar algum desses sintomas, procure um médico e faça os exames necessários.
O diagnóstico precoce aumenta as chances de cura e a detecção pode ser feita através de exames periódicos, como o toque retal e o exame de sangue para avaliar a dosagem do PSA (antígeno prostático específico). Homens a partir dos 50 anos devem fazer anualmente os exames e aqueles que possuem fatores de risco devem começar aos 45 anos.
Alguns hábitos saudáveis ajudam a prevenir o câncer de próstata: exercícios físicos, não fumar, redução no consumo de álcool e alimentação balanceada. Drible o preconceito e cuide da sua saúde. Todos juntos na luta contra o câncer de próstata!