Quarentena: 3 cuidados para manter a saúde mental

A pandemia de coronavírus fez todo mundo reforçar os cuidados com a saúde, seja lavando as mãos com mais frequência, usando máscaras de proteção ou higienizando objetos com álcool 70%. Mas, o isolamento é a medida que mais afetou a rotina das pessoas, tanto no campo profissional, como no social e até emocional.

Situações extremas e incertas, como esse período de quarentena, podem gerar medo, angústia e preocupação, levando à ansiedade e ao estresse. Além disso, com o isolamento podem aflorar os sentimentos de solidão e tristeza. Tudo isso afeta o bem-estar e a saúde mental.

Por isso, é fundamental nesse momento estabelecer alguns cuidados que ajudem a manter o equilíbrio emocional. Vamos contar agora 3 cuidados simples que você pode adotar no seu cotidiano (em casa) para manter sua saúde mental em dia e ficar bem durante esse período:

Evite o excesso de informação 

Um dos principais fatores da ansiedade é o excesso de informação. É claro que você precisa estar por dentro de tudo que está acontecendo, mas não busque informações frequentemente. O ideal é determinar períodos para se atualizar das notícias. 

Ah, cuidado com as Fake News! Selecione canais confiáveis e reconhecidos para informar-se. Além disso, cheque as informações antes de passar para frente e só compartilhe o que realmente for relevante. 

Use a tecnologia para se manter conectado às pessoas

Ficar longe de quem a gente gosta não é nada legal, mas você pode se fazer presente usando a tecnologia e, assim, minimizar os sentimentos negativos, como solidão e abandono. 

Se conecte com seus familiares e amigos por meio de videochamadas, telefonemas ou mensagens. Essa também é uma ótima maneira de se distrair e passar o tempo. 

E não hesite, caso esteja precisando de ajuda médica ou psicológica, procure acompanhamento antes que um problema mais simples possa ser potencializado.

Procure manter-se ativo

A rotina sedentária não é uma aliada em momentos como esse, pois acaba gerando tédio e angústia. A saída é se organizar e fazer atividades físicas dentro de casa. Outra boa alternativa é se dedicar a atividades manuais e intelectuais, como pintar, desenhar, escrever, ler, fazer jardinagem ou aprender a cozinhar. Essas atividades podem ajudar a relaxar e manter a calma.

Toda essa situação é temporária e em breve você estará de volta a sua rotina. Então, cuide da sua saúde mental, fique em casa e se proteja!

Gostou? Compartilhe em suas redes sociais!