4 truques para preparar o café coado perfeito

Quem ama café tem uma paixão especial pelo bom e velho cafezinho coado. Ele costuma agradar os apreciadores de um café menos intenso e tem um cheirinho aconchegante que se espalha por todo o ambiente. 

Seja no filtro de papel ou no coador de pano, esse método tão tradicional tem alguns segredinhos para deixar a bebida ainda mais gostosa. Para você que gosta de prepará-lo em casa listamos algumas dicas que vão fazer toda a diferença na hora de apreciar sua xícara de café.

Anote aí e aproveite ao máximo o seu café coado:

Escalde o filtro ou coador antes do preparo

Antes de colocar o pó de café, passe água quente no coador, seja ele de pano ou papel. Esse processo lava as impurezas, ajuda a remover resíduos de sabor do papel ou tecido e evita que a bebida esfrie rapidamente.

Uma dica importante é trocar o coador de pano, em média, a cada 2 ou 3 meses e nunca reutilizar o filtro de papel. 

Tenha um cuidado especial com a água

A água influencia, e muito, no sabor do café coado. Por isso, é fundamental se atentar a dois detalhes: a qualidade e a temperatura. De preferência, use água filtrada ou mineral, pois a água da torneira contém cloro, que não sai na fervura, e prejudica o aroma e o sabor do café. 

Quanto à temperatura, se fria demais, ela não passa o café pelo coador e se estiver muito quente pode modificar as propriedades do café, trazendo amargor para a bebida. Por isso, não ferva a água. A temperatura ideal é de 90º, o que acontece pouco antes da borbulha – quando as bolhas grudam nas laterais da panela.

Acerte a proporção entre água e pó

Não adianta colocar mais pó para deixar o café forte, o que determina o sabor mais intenso da bebida são os tipos de grão e de torra utilizados. Logo, a recomendação é de 10 g de pó, mais ou menos uma colher de sopa cheia, para cada 100 ml de água. 

Faça a filtragem com calma

Despeje a água aos poucos e em movimento circulares para que ela umedeça totalmente o pó. Isso ajudará a mexer o pó de café e dispensa a necessidade de mexer com a colher. Deixe a água escoar completamente. 

Todo esse processo não deve demorar mais que 5 minutos, pois a filtragem excessiva torna o café amargo.

#FICAADICA: Não existe o melhor método de preparo! Existe aquele que melhor atende as suas preferências na hora de degustar uma boa xícara de café.

Gostou? Compartilhe em suas redes sociais!