Você que ama tomar aquele cafézinho já sabe que a bebida é feita com os grãos torrados da fruta do cafeeiro, certo? No entanto, também é importante saber que nem toda fruta é igual.
Assim como existem diferentes espécies de uvas – como pinot noir, malbec e cabernet sauvignon – que dão características distintas aos variados tipos de vinhos, o café também possui variadas espécies de frutas de diferentes aspectos, influenciando diretamente no sabor e na qualidade do café que tomamos.
No Brasil, as espécies mais usadas para a produção do café são robusta – também conhecido como conilon – e arábica, que falaremos hoje.
O café arábica foi catalogado por volta de 1750 e é originário da Etiópia. A espécie corresponde a aproximadamente ¾ dos grãos produzidos em todo o mundo e é tida como a mais nobre da família dos cafés devido à sua complexidade de sabor e aroma.
O cultivo de seus grãos é feito entre 600 e 2 mil metros de altitude. A escolha de altitude impacta diretamente nas características do café, pois quanto mais alto, maior a concentração de minerais nos grãos e mais ameno é o clima para o seu desenvolvimento, o que ajuda na acentuação de sabor, acidez e aroma do café.
O café arábica possui um sabor suave, ligeiramente ácido e naturalmente adocicado. Isso se deve pois seus grãos possuem uma concentração de açúcares muito maior do que a do robusta. Além disso, o café arábica também possui um aroma mais suave e frutado e a concentração de cafeína em seus grãos é bem menor do que a de outras espécies de café.
Os blends são misturas entre diferentes espécies e variedades de grãos. Devido aos aspectos distintos encontrados no café robusta e no café arábica – e em suas variedades -, é muito comum que os produtores façam blends entre grãos tanto para combinar propriedades quanto para baratear os custos de produção, já que o café arábica tem um custo mais elevado devido aos cuidados que precisa ter no cultivo.
Um café 100% arábica significa que foi produzido unicamente com variedades de grãos da espécie arábica. Esses cafés recebem a classificação de gourmets ou especiais pela ABIC, (Associação Brasileira de Indústria do Café), que atesta o nível de pureza e qualidade dos cafés.
A Gran Coffee tem em seu portfólio marcas de café gourmet e especiais para todo tipo de paladar. O Astro Café proporciona uma experiência sofisticada e inovadora em cada xícara com os blends Bourbon, Orgânico, Mescla e Descafeinado.
A Café do Centro, com a linha Especiais de Origem, traz o que existe de melhor de cada centro produtor de café do Brasil: Cerrado Mineiro, Sul de Minas, Alta Mogiana,, Paraná e Bahia, que recebeu o prêmio de melhor café torrado e moído em 2018/2019 pela ABIC.
Conheça todos os cafés de alta qualidade da Gran Coffee acessando a loja online: https://store.grancoffee.com.br/.