Café pelo mundo: conheça como a bebida é preparada em outros países

Uma das maiores paixões do brasileiro, o café tem um jeitinho todo nosso de ser preparado. Por aqui, costumamos fazer a bebida no estilo coado, com a ajuda de um filtro e água quente. Ah, e claro, um pãozinho na chapa ou bolo de fubá para acompanhar sempre vai bem. Mas será que em outros países ele também é apreciado dessa maneira?  

O café está presente em praticamente qualquer parte do mundo, mas cada país o prepara de forma diferente, com técnicas e misturas que refletem muito a cultura do local. Com isso, podemos dizer que conhecer os cafés pelo mundo é uma verdadeira experiência cultural e sensorial.  

Já vamos matar sua curiosidade e contar como a bebida é saboreada em vários países do mundo. Está pronto para começar essa viagem com a gente? Vamos lá!

Café na Colômbia

Nossos vizinhos tem um café de qualidade com fama mundial e sabem muito bem como apreciar a bebida.

A chaqueta, uma mistura de leite morno com café preto, é um clássico no país, assim como o cortado, café preparado com água de panela.

Café nos Estados Unidos

Sabe aqueles copos enormes de café que vemos nos filmes? Pois é, eles revelam o jeito que os americanos gostam da bebida: bem mais diluída que o cafezinho brasileiro e, por isso, também pode ser saboreada em temperaturas mais baixas. Para preparar, usa-se cerca de 50 gramas de pó de café e 1 litro de água.

Café mexicano

Esse é para quem gosta de combinações ousadas!

Por lá, a tradição é beber o cafe de olla, feito com café preto, adoçado com melaço e finalizado com paus de canela para dar aquele toque final de sabor à bebida.

Café espanhol

Os espanhóis tem três maneiras bem típicas de apreciar o café. O tradicional carajillo, café combinado com alguma bebida destilada, como conhaque, uísque ou rum.

O cortado espanhol é o espresso com um pouquinho de leite e, por fim, o Guarapo con Queso, um café com queijo Edam ou Gouda. 

Café na Itália

Lá é a terra do espresso, macchiato e cappuccino, que inclusive foram inventados neste país.

Além disso, os italianos apreciam uma extração mais intensa do que os métodos convencionais. Por isso, preparam a bebida com um equipamento que você já deve ter ouvido falar: a cafeteira moka ou italiana.

Café na França

O café au lait – café com leite – é o jeito preferido dos franceses de apreciarem o café. Entretanto, ele é um pouquinho diferente da versão brasileira do café com leite.

Os franceses o preparam acrescentando a espuma do leite no café preto.

Café na Etiópia

Conhecida como o berço do café, a Etiópia tem um ritual próprio para a preparação da bebida.

Os grãos são selecionados, lavados, torrados e moídos com utensílios e processos ancestrais. O processo leva em torno de duas horas. Por fim, o café é consumido com sal e manteiga.

Café na Malásia

Os malaios tem um dos preparos mais diferentes da bebida.

Eles fazem o kopi putih (café branco) com grãos de café torrados com margarina de óleo de palma e servido com leite condensado. 

Café no Marrocos

Um país famoso por suas especiarias não poderia deixá-las de lado na hora de apreciar o café. Desse modo, os marroquinos acrescentam grãos de pimenta preta na bebida e até outros condimentos como canela, cravo, cardamomo, gengibre ou noz-moscada. Sem dúvida, um café aromático e surpreendente.

Essa viagem pelo mundo do café revela como ele é uma bebida universal e versátil, que se adapta às mais diferentes culturas e paladares. Com certeza, uma oportunidade para você viver novas experiências com a bebida. 

Gostou? Compartilhe em suas redes sociais!