Café em tempos de pandemia: como o setor está superando esse momento

A pandemia de Covid-19 também têm seus impactos no universo do café. As incertezas sobre a colheita da safra 2019/2020, mudanças de hábitos do consumidor e queda de demanda devido ao fechamento de cafeterias, restaurantes e bares provocaram mudanças na produção e consumo do grão. 

Apesar de todos os desafios, o setor de café está superando o atual momento, com aprendizados e perspectivas positivas para a fase de retomada das atividades. Vamos contar agora como o mercado de café ficou durante a pandemia!

Medidas de segurança na lavoura

As regiões do Sul de Minas Gerais, São Paulo, sul do Espírito Santo e outras regiões produtoras de café no Brasil vivenciaram a colheita da safra  2019/2020 em abril e maio, meses de pico da pandemia de coronavírus no país.

Com esse cenário, os produtores adotaram medidas de segurança para evitar possíveis casos, a distribuição de cartilhas, redução da circulação de pessoas  nas lavouras e higienização de implementos agrícolas, inclusive tratores e colheitadeiras.

E-commerce e delivery para vendas de café

Para driblar a queda no faturamento, muitas cafeterias investiram no e-commerce. Segundo a Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA), os associados consultados relataram aumentos de até 49% nas vendas através da internet. 

Outra solução encontrada para sustentar os negócios em meio à pandemia foi o delivery. Para levar aos clientes a melhor experiência com a bebida, algumas cafeterias passaram a entregar café, em grão ou moído, para serem preparados em casa.

Aumento do consumo de café

Durante a pandemia o brasileiro intensificou um hábito muito comum do seu dia a dia: tomar café. De acordo com o Sindicato da Indústria de Café do Estado de São Paulo (Sindicafé), o consumo interno em abril teve um aumento de 20% e deve ter alta de  5% nos próximos meses.

Além disso, o setor também registrou alta de 7% no consumo de bebidas de auto preparo como cápsulas de café e chá, segundo a 2º edição do Termômetro de Consumo da consultoria global Kantar.

Apesar da mudança no consumo, que deixou as cafeteiras e se concentrou no lar, o café se mantém como a bebida queridinha dos consumidores. 

Gran Coffee é aliada nesse momento de retomada

Líder nacional no fornecimento de café, bebidas e alimentação de forma automática, a Gran Coffee tem soluções 360º para que seu negócio tenha o melhor desempenho e entregue ao cliente final uma completa experiência de consumo.

A empresa oferece os serviços de private label (marca própria), co-packing (envase de café torrado e moído, em grãos e em cápsulas), máquinas de café e multibebidas automáticas, com insumos de alta qualidade e atendimento técnico, vending machines e muitas outras soluções.

Entre em contato e conheça nossas oportunidades para reinventar seu negócio!

Gostou? Compartilhe em suas redes sociais!