Café descafeinado: entenda o que é e seus diferenciais

O café apresenta diversos tipos, variedades e categorias, mas, sem dúvida, a variedade que desperta a curiosidade dos consumidores é o café descafeinado. Há quem diga que beber café descafeinado é como comer omelete sem sal, ou seja, sem graça. Mas, vamos mostrar para você que ele tem seus diferenciais e pode ser mais uma deliciosa versão para degustar essa bebida.

O que é café descafeinado?

Antes de tudo, precisamos falar sobre a cafeína. Essa substância, que está presente em chás, refrigerantes e no café, é responsável pelo efeito estimulante dessas bebidas. No café descafeinado, a grande diferença está justamente nessa substância.

Ele possui aroma, textura e sabor similares ao comum, só diferenciando na quantidade de cafeína. Basicamente, o café descafeinado tem mais de 97% da cafeína retirada, ou seja, apresenta de 1 a 3% da substância comparado a sua quantidade original.

Como ele é feito?

E afinal, como se retira a cafeína do café? O maior desafio é fazer isso sem alterar o aroma, a coloração e, principalmente, o sabor da bebida. O primeiro a conseguir esse feito foi o químico alemão Ludwig Roselius, em 1903.

Ele retirou a cafeína do café sem alterar muito o sabor original do produto utilizando o cloreto de metileno. Contudo, anos depois a substância foi considerada cancerígena.

Atualmente existem três técnicas – todas realizadas com o grão da bebida – que são mais usadas e não fazem nenhum mal a saúde:

Gás carbônico – totalmente livre de produtos químicos, esse processo utiliza moléculas do gás para atrair a cafeína;

Solvente – a cafeína é retirada com a ajuda de um um solvente não prejudicial à saúde, como o acetato de etila;

Lavagem dos grãos – os grãos são mergulhados em água bem quente, saturada com compostos químicos do café, menos a cafeína. Essa solução é pobre em cafeína e, naturalmente, atrai essa substância dos grãos. Isso faz com que apenas a cafeína seja dissolvida na água, que é descartada depois.

Quais as vantagens dessa versão da bebida?

Consumida para dar energia, a cafeína, em excesso, pode causar insônia e ansiedade. Para saborear o café no período da noite por exemplo, sem estes efeitos colaterais, o café descafeinado é a melhor escolha do cardápio.

Além disso, ele faz muito bem à saúde, ajudando na prevenção de vários tipos de câncer, como o de pele e de próstata; reduzindo o risco de desenvolver diabetes tipo 2, doença de Alzheimer e Parkinson. 

Onde eu encontro um bom café descafeinado?

A Nespresso, líder mundial em cafés de alta qualidade, conta com dois tipos de cápsulas descafeinadas em seu portfólio de produtos para o segmento de empresas. Conheça um pouco mais sobre esta e outras soluções oferecidas pela Gran Coffee.

Gostou? Compartilhe em suas redes sociais!