Depois que o café fica pronto é só alegria, mas o que fazer com o pó de café usado? Você sabia que ele pode ser reaproveitado em tarefas do dia a dia que facilitam sua rotina?! Isso mesmo, além disso, ainda reduz a produção de lixo na sua casa e colabora com o meio ambiente. Para te ajudar, nós separamos algumas dicas, mas vale lembrar que é recomendado que o pós de café não tenha sido misturado com açúcar no preparo. Confira:
O pó de café é rico em nutrientes importantes para o solo, como o carbono e o nitrogênio. Coloque o pó usado ao redor das plantas como adubo. Além de ajudar no crescimento saudável delas, a borra também as protege contra formigas e lesmas. Mas, cuidado! Se usar com muita frequência a terra pode mofar, o recomendado é a cada 15 dias.
O café é conhecido como um ótimo removedor do mau cheiro dos ambientes, de chulé e até aquele odor de alho e cebola que fica nas mãos depois de cozinhar. No caso dos ambientes e da geladeira, coloque o pó usado, já seco, em um copo e deixe por alguns dias no local que preferir. Para acabar com o chulé, coloque o pó de café usado seco em um saquinho com furinhos bem pequenos dentro do sapato de um dia para o outro. E para tirar o cheiro de alho e cebola das mãos, basta esfregar o pó suavemente e depois lavar com água e sabão.
O café também é um esfoliante natural e bem suave. Cuidar da beleza nunca foi tão fácil e o melhor: sem gastar muito. Você mesmo pode preparar um esfoliante natural para o seu corpo, basta misturar o pó de café usado com o sabonete líquido de sua preferência e aplicar na hora do banho. Misturar com óleo de banho também funciona.
A borra de café pode te auxiliar naquelas tarefas chatas do dia a dia em casa. Dá para clarear a pia ou o piso, por exemplo. É só misturar um pouco do pó de café com o sabão da sua preferência e usar uma bucha para aplicar. Na hora de lavar a louça, essa mesma mistura é útil para tirar os alimentos presos em pratos, panelas e assadeiras.