A pandemia de Covid-19 também têm seus impactos no universo do café. As incertezas sobre a colheita da safra 2019/2020, mudanças de hábitos do consumidor e queda de demanda devido ao fechamento de cafeterias, restaurantes e bares provocaram mudanças na produção e consumo do grão.
Apesar de todos os desafios, o setor de café está superando o atual momento, com aprendizados e perspectivas positivas para a fase de retomada das atividades. Vamos contar agora como o mercado de café ficou durante a pandemia!
Medidas de segurança na lavoura
As regiões do Sul de Minas Gerais, São Paulo, sul do Espírito Santo e outras regiões produtoras de café no Brasil vivenciaram a colheita da safra 2019/2020 em abril e maio, meses de pico da pandemia de coronavírus no país.
Com esse cenário, os produtores adotaram medidas de segurança para evitar possíveis casos, a distribuição de cartilhas, redução da circulação de pessoas nas lavouras e higienização de implementos agrícolas, inclusive tratores e colheitadeiras.
E-commerce e delivery para vendas de café
Para driblar a queda no faturamento, muitas cafeterias investiram no e-commerce. Segundo a Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA), os associados consultados relataram aumentos de até 49% nas vendas através da internet.
Outra solução encontrada para sustentar os negócios em meio à pandemia foi o delivery. Para levar aos clientes a melhor experiência com a bebida, algumas cafeterias passaram a entregar café, em grão ou moído, para serem preparados em casa.
Aumento do consumo de café
Durante a pandemia o brasileiro intensificou um hábito muito comum do seu dia a dia: tomar café. De acordo com o Sindicato da Indústria de Café do Estado de São Paulo (Sindicafé), o consumo interno em abril teve um aumento de 20% e deve ter alta de 5% nos próximos meses.
Além disso, o setor também registrou alta de 7% no consumo de bebidas de auto preparo como cápsulas de café e chá, segundo a 2º edição do Termômetro de Consumo da consultoria global Kantar.
Apesar da mudança no consumo, que deixou as cafeteiras e se concentrou no lar, o café se mantém como a bebida queridinha dos consumidores.
Gran Coffee é aliada nesse momento de retomada
Líder nacional no fornecimento de café, bebidas e alimentação de forma automática, a Gran Coffee tem soluções 360º para que seu negócio tenha o melhor desempenho e entregue ao cliente final uma completa experiência de consumo.
A empresa oferece os serviços de private label (marca própria), co-packing (envase de café torrado e moído, em grãos e em cápsulas), máquinas de café e multibebidas automáticas, com insumos de alta qualidade e atendimento técnico, vending machines e muitas outras soluções.
Entre em contato e conheça nossas oportunidades para reinventar seu negócio!