5 benefícios do café para a saúde

Se você chegou até aqui, podemos supor que você ama tomar um cafézinho, estamos certos? O consumo de café, além de fazer parte de um ritual diário na vida dos brasileiros, também pode fazer muito bem para a saúde, quando consumido de forma moderada. 

Fora a cafeína (componente estimulante), o grão de café é composto por vários tipos de vitaminas, antioxidantes e nutrientes como, por exemplo, potássio, fósforo, manganês e magnésio, que ajudam a prevenir alguns tipos de doenças e a melhorar a qualidade de vida. 

Conheça os principais benefícios do consumo de café para a saúde: 

1. Previne doenças 

O grão de café apresenta propriedades que auxiliam a proteger o organismo contra doenças cardiovasculares e neurológicas como, por exemplo, insuficiência cardíaca, diabetes, AVC (Acidente Vascular Cerebral), Alzheimer e Esclerose Múltipla. 

2. Aumenta a expectativa de vida 

Segundo estudos do Instituto Nacional do Câncer dos Estados Unidos, pessoas que bebem de 3 a 4 xícaras de café por dia tendem a garantir uma maior expectativa de vida. Isso porque o café é rico em antioxidantes, substâncias que protegem as células contra os radicais livres, prejudiciais ao corpo. 

3. Diminui o estresse e os sintomas da depressão 

Devido a cafeína, consumir doses moderadas de café também auxilia na melhora do humor, diminuindo o estresse e sintomas da depressão. Além disso, segundo estudos da Universidade Johns Hopkins (EUA), o consumo consciente de cafeína também fortalece a memória e o raciocínio do ser humano. 

4. Evita o câncer 

Ingerir pelo menos 1 xícara de café por dia também auxilia na prevenção de alguns tipos de câncer como, por exemplo, o câncer de mama e o câncer de próstata. Como já informado anteriormente, o grão de café é rico em antioxidantes que ajudam a evitar modificações nas células do corpo. 

5. Ajuda no emagrecimento

Sim, o café tem o poder de te auxiliar no processo de perda de gordura corporal, isso porque a cafeína estimula o metabolismo do organismo, dando energia e aumentando a perda calórica. 

É importante ressaltar que o café em si não é o único responsável por prevenir doenças ou gerar um déficit calórico para a perda de peso. O café é apenas um alimento, que dentro de uma dieta adequada, pode garantir os benefícios citados acima e auxiliar na qualidade de vida das pessoas. 

Eaí, já tomou as suas quatro xícaras de café do dia? 

Gostou? Compartilhe em suas redes sociais!